Sonho vira realidade!

Por muitos anos, os funcionários, os usuários e o acervo sofreram com as infiltrações generalizadas no teto da Biblioteca Central Julieta Carteado - BCJC.
O sistema de impermeabilização e isolamento térmico da laje de cobertura da biblioteca, há muito tempo, não funcionava adequadamente e, com isso, trazia muitos transtornos e prejuízos aos usuários, ao acervo e ao próprio edifício.
Ao longo do tempo, observou-se a formação de estalactites e estalagmites por toda área devido às infiltrações na laje de concreto armado, algumas delas atingiam o acervo, ocasionando perdas de livros. Além disso, constatou-se a existência dos seguintes problemas: aumento do nível de umidade do ambiente, produzindo uma atmosfera prejudicial ao acervo e às pessoas; e a ocorrência de uma elevada taxa de transferência de calor através do teto, principalmente onde o sistema de isolamento térmico estava degradado ou não mais existia, gerando mais calor no ambiente.
Com o intuito de resolver os problemas definitivamente, em junho do ano passado, apesar da crise orçamentária, a administração da UEFS autorizou o início das obras de construção da cobertura metálica no teto da BCJC, contratando a empresa LM Construtora e Incorporadora Eireli, vencedora do certame licitatório. O valor investido totalizou R$604.779,61 (seiscentos e quatro mil, setecentos e setenta e nove reais e sessenta e um centavos).
Na execução do contrato, além da cobertura, foram realizados os seguintes serviços: elevação das platibandas para embutir o telhado; impermeabilização das lajes em balanço; pintura de todo o prédio; e implantação de um sistema para captação da água da chuva composto por dois reservatórios, com capacidade para 20.000 litros cada, tendo em vista o uso da água principalmente no sistema de condensação da central de ar condicionado.
Para a equipe de funcionários e para os usuários da BCJC chuva no campus da UEFS, a partir de agora, passa a ser contemplação em vez de motivo para preocupação.

Sonho vira realidade!

Fonte: SONHO vira realidade. BC Informa, ano 29, n. 52, abr. 2018. p. 2. Disponível em:http://sites.uefs.br/portal/sites/bibuefs/arquivos/bc-informa/BC%20informa%202018.1.pdf.